Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Faz de mim um milagre




Senhor olha pra este teu servo
Que é  imperfeito
Não porque o fizeste
Mas, porque o pecado me tornaste
Porem, que te ama com imenso amor
E acredita que é amado
E que ao ser tocado
Por suas mãos pode ser restaurado.

Senhor faz de mim um milagre
Não olhes minhas misérias
Mas derrama sua misericórdia
Transforma-me num vinho novo
Lava-me com água viva
Para ter restaurado a vida
E proclamar que és o Senhor
Com atos de amor.

Senhor abre meus olhos
Como fez com o cego de Jericó
E poder enxergar as maravilhas
Que fez em mim
E seja para outros sinal
Para que glorifiquem seu nome
Voltando-se para Ti..

Ataíde Lemos

Somente me amou




Peguei minha vida e sai
Deixei para trás amigos
E pessoas que me amam
Decidi buscar a felicidade
Sem ouvir ninguém fui por ai.
Vivi alegrias, fantasias
Gastei a vida com ilusões
Até que ao me acordar
Vi-me sozinho, perdido
Doente sem forças para seguir
Resistir no meu orgulho
Mas, até que me rendi
E para traz voltar decidi
Muita vergonha do que fiz
Porem a dor mais alto falou
Quando olhei minha casa
Vi um sorriso de pai
Correndo veio ao meu encontro
Pegou em minhas mãos
Beijou meu rosto
E disse: meu filho voltou.
Vestiu-me de realeza
E nada me perguntou
Somente me amou.



Ataíde Lemos

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Internação involuntária


É comum assistirmos matérias jornalísticas sobre denuncias ocorridas em comunidades terapêuticas. Como diretor de uma de comunidade, infelizmente, sou obrigado a confirmar que isto ocorre em algumas comunidades e se deve a internação involuntária.

São comuns algumas comunidades oferecerem internações voluntárias e involuntárias e muitas delas, são entidades que possuem bons atrativos tanto para a família como para os dependentes cobrando assim, altas mensalidades. Muitas famílias na necessidade, no desespero e ao ver boa apresentação da entidade acaba internando seus entes. Porém, algumas delas para manter tais mensalidades e, a partir do fato de que tais recuperandos (clientes) não querem permanecer no tratamento usam da violência para segura-los, pois se assim não fizer estes clientes desestabilizam a instituição, bem como, tais métodos acabam servindo de exemplo para os demais. Outros agem diferentes, ou seja, mantém seus clientes dopados através de psicotrópicos, medicamentos estes que geram dependência e também podem causar distúrbios mentais irreversíveis

Sempre coloco que pode haver internação involuntária, porém dificilmente ou quase impossível haver recuperação involuntária. No entanto, uma internação involuntária tem consequências, e isto ocorre tanto nas entidades pobres que fazem internação involuntária como há nas clinicas ricas, ou seja, aquelas onde são internados filhos de deputados, grandes empresários, artistas, etc, etc.

Já ouvi vários relatos de dependentes que passaram por entidades onde contam que uma das formas também usadas para manterem seus clientes involuntariamente é fazer vista grossa em relação ao consumo de drogas nelas. Infelizmente, isto é degradante, mas não é absurdo, pois para não perderem clientes algumas entidades podem facilitar o uso de drogas.

Enfim, deixar as drogas é uma questão de vontade, e buscar internação também deve acontecer voluntariamente. Sabemos que é difícil para os familiares ver um filho ser consumido pelas drogas e que ela faria qualquer para por um fim, até mesmo interná-lo numa entidade contra a própria vontade do dependente, no entanto, seu coração sofrerá da mesma forma e ainda com um sentimento de revolta contra a entidade por pagar altas mensalidades e ainda saber que seu ente sofre maus tratos. Por tanto, às vezes é melhor buscar outros meios procurando ajudar através de instituições publicas ou privadas e assim saber como proceder. Buscar orientações por meio de profissionais da área como psicólogos. Também buscar ajuda nos grupos de mutua ajuda para famílias e assim agir corretamente para convencer ou estar preparada para quando o ente pedir ajuda e assim, não tomar medidas sobre a emoção para depois se arrepender.

Ataíde Lemos
Poeta e escritor

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tua vitória vai chegar



Tua vitória vai chegar

Vem se achegue, te consolarei
Novamente a vida te devolverei
Teu sofrimento chegou em mim
Não quero mais ver triste assim.

Sinta meu abraço em seu coração
Minha presença lhe dando proteção
Depois da tempestade vem o sol
E então, verás adiante um farol.

Não estou alheio pelo que sente
Mantenho contigo sempre presente
Basta acreditar e a mim se entregar
Que a vitória em breve vai chegar.

Foi por amor que lhe dei a vida
És a mais preciosa obra erguida
Por isto, tenha a certeza do amor
Que vence e supera qualquer dor.

Ataíde Lemos

O abraço do Pai


 
Há horas que pensamos em desistir
Parece que Deus não quer nos ouvir
Torna-se pesada demais a nossa cruz
Olhamos no horizonte e não vemos luz.
 
Há horas que a dor é difícil de suportar
E sentimos vontade de tudo abandonar
Os olhos cegam e ficamos sem direção
Perdemos esperança, sentimos sem chão.
 
Do nada, somos acolhidos por um abraço
É o amor de Deus que vem nos confortar
E abrir nossos olhos fazendo-nos caminhar.
 
O amor do Pai não é ausente ao sofrimento
Ele sente nosso cansaço, lê os pensamentos
Nele encontramos o alívio e força para seguir.
 
Ataíde Lemos

domingo, 17 de abril de 2011

O tempo de Deus não é o nosso




O tempo de Deus não é o nosso


Por mais que dizemos que ter Fé; que acreditamos em Deus, há momentos que nos sentimos fracos e chegamos a questionar algumas vezes a Sua existência. É comum isto ocorrer quando sofremos algumas decepções; quando passamos por alguma doença grave entres outras situações de sofrimentos.


Quando nos encontramos diante um problema sério em nossa família buscamos nas orações, numa maior participação de vida espiritual, no entanto a resposta não vem. No entanto, quando desanimamos e já começamos a acreditar que Deus não está ouvindo nossas orações as coisas começam a encontrar soluções. Parece que Deus nos ouviu. Resplandecemos de alegria e a dor do cansaço da espera passa rapidamente.


O tempo de Deus não é o nosso, já diz Palavra, mas, nem sempre nos damos conta disto. Por outro lado, também é preciso que o sofrimento nos leve a um crescimento seja humano, seja espiritual, pois, se isto não ocorrer não valeu a pena passar por ele, pensando assim, devemos ter a sabedoria de enquanto estiver nele aprender com ele.


Quantas e quantas vezes saímos fortalecidos das dificuldades as quais atravessamos e tornamos outras pessoas? Quantas vezes um fato circunstancial é capaz de tornamos bem melhor que éramos, como, por exemplo, amadurecermos, sermos mais caridosos, amáveis, menos orgulhoso e egoísta, menos preconceituosos? Quantas vezes por determinados sofrimentos passamos a valorizar muito mais nossa dimensão espiritual?


A pedagogia de Deus é nos ensinarmos a crescer a partir de nós mesmo. Fazer com que percebamos nossos limites e que compreendamos que somos capazes de superar os obstáculos criados não raramente pelas nossas atitudes, comportamentos e falta de amor próprio.


Não conheço nenhuma pessoa que recorreu a Deus e que não tenha sido atendida. No entanto, é preciso entender que Ele age de maneira diferente para com cada filho. Pois, conhece cada um em particular, sabendo o tempo e o momento certo de agir.


O que não podemos é perder-se diante do sofrimento, e querer buscar respostas onde elas não existam. A qualquer custo querer resolver um problema circunstancial que certamente no futuro poderá trazer conseqüências graves seja numa vida humana, seja na vida eterna.
Penso que todos nós um dia já tivemos de uma forma ou outra a manifestação da Ação de Deus, seja por uma graça atendida pessoalmente, ou a alguém que roguemos. Isto já seria o suficiente para acreditamos que Deus faz. Que Deus está atendo a nossas necessidades, não se mantendo indiferente aos nossos pedidos. Mas, como disse anteriormente, tudo deve acontecer no tempo de Deus e não no nosso.


Algo interessante e que podemos observar é que diante o sofrimento, mais aproximamos de Deus. Mais nos recorremos às orações; mais intensificamos nossa vida espiritual. Olhando por este lado, o sofrimento como foi dito nos proporciona um maior tempo na presença de Deus assim, ainda que não sendo atendido ao nosso tempo, encontramos a força necessária para transpor as dificuldades temporais.
Ataíde Lemos
Poeta e escritor 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tributo a Padre Israel




Tributo a Padre Israel

Deus de volta chamou
Aquele que tanto o amou
O qual teve uma missão
Ajudar levantar seus irmãos.

Um homem de fé e de amor
Qual todo sacerdócio foi dedicado
Para com os que sofrem a dor
Os quais a droga havia adotado.

Um homem que jamais esmoreceu
Mesmo diante as dificuldades
Pois, o propósito de Deus ele entendeu
E Nele colocou toda sua vontade.

Padre Israel, um exemplo a seguir
Do que é ser o reflexo da Luz
Sem medo, com coragem fez refletir
O amor na Fazenda Senhor Jesus.

Ataíde Lemos

domingo, 10 de abril de 2011

Tratamento involuntário para dependência química


Sempre tenho colocado que internação para tratamento de dependência química involuntária não resolve, ou seja, não leva a pessoa a deixar as drogas, pois tratar-se de dependência química exige vontade própria; exige determinação; exige consciência de que precisa sair das drogas. Enfim, o tratamento a dependência exige uma decisão do dependente.

Em mais de treze anos atuando no tratamento, até hoje nunca vi um adolescente, jovem ou mesmo adulto entrarem na entidade involuntariamente conseguiram vencer as drogas, pois eles deram um jeito de sair de varias formas como fugindo ou manipulando seus familiares que estavam sendo maltratados na entidade, ou ainda, se fazendo de curados, enfim, criando varias situações que o levaram a abortarem o tratamento.

Quantas e quantas vezes passamos constrangimentos por tentarmos manter um recuperando na entidade sem à vontade dele. Quando uma pessoa está em tratamento através de internação e não quer ele desestabiliza toda a entidade; apronta com os membros; arruma confusão com os coordenadores; não cumpre as regras estabelecidas, ou seja, ele se torna uma pessoa indesejada por todos, além do que, ainda acaba levando outros abandonarem também o tratamento.

Portanto, como colocado em outros artigos somente há duas formas de manter uma pessoa involuntária numa entidade ou clinica para tratamento, isto é, ou se mantém a base de medicamentos ou com uma disciplina muito rígida. No entanto, estas duas alternativas não vão fazer com que este dependente saia das drogas, pois a rigidez acaba provocando violência, fato que jamais pode ocorrer e o medicamento pode levar o dependente tanto se tornar dependente destas drogas ou ainda desencadear uma doença psiquiátrica irreversível.

Mas ai fica o questionamento: o que fazer? Deixar morrer nas drogas? Evidentemente que não se deve permitir que um filho, um ente morre nas drogas mantendo-se inerte, ou seja, é preciso agir. No entanto, esta ação deve ser através de busca de instituições que podem ser governamentais ou privadas que atuam nestas áreas. Também é importante que os pais procurem entidades de suporte como o Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade e tantos outros grupos que lhe possam dar suporte emocional e informações de como agir para ajudar seus entes a procurarem tratamento.

Varias entidades de tratamento de dependência química que paralelamente possuem grupos de resgate, onde através de casas de apoio aos dependentes químicos fornecem alimentação, banhos e que através destas ações também fazem um trabalho de convencimentos para que aqueles passam por elas busquem tratamento, porém de forma voluntária. Entidades que no primeiro momento curam as feridas, mas que através de uma pedagogia de acolhimento levam estes dependentes despertarem para o tratamento.

Portanto, o procedimento correto para familiares que estão desesperados com seus filhos nas drogas e não querem se tratar é procurar ajuda nas instituições públicas ou entidades para possam ter assistência profissional ou de pessoas que passam ou passaram pela mesma situação e assim, encontrar as ferramentas corretas para convencer seus entes a buscarem tratamentos. Enfim, jamais pode perder a esperança ou abandonar seus entes a própria sorte.

Ataíde Lemos
Escritor, poeta
Autor dos livros Drogas um vale escuro e grande desafio para família
O Amor Vence as Drogas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Propósito de vida



Ao fazer uma reunião de grupo com os recuperandos numa comunidade terapêutica abordei o tema “Propósito de Vida”. Pois, conseguir superar as drogas é fundamental uma reformulação de conceitos para se construir um novo estilo de vida onde algumas metas devem ser traçadas visando deixar o passado para trás.

Um futuro se constrói no presente e o passado deve apenas ser analisado como referencia para que não se permita volta-lo, já que isto implica em recaídas.

O sofrimento quando é extenso, perde-se a referencia de sua proporcionalidade, ou seja, a pessoa não se dá conta do tamanho de sua dor. Isto ocorre com a pessoa dependente, isto é, muitas vezes um dependente não consegue ter a dimensão do tamanho das perdas que ocorrem na sua vida. Ele não consegue ter a dimensão do estrago que a droga lhe está proporcionando em relação sua saúde, sua vida social e emocional e assim, ele não procura de uma maneira efetiva trabalhar na sua sobriedade.

Deixar as drogas requer um esforço grande em mudar um emocional que está mórbido, mas que não se da conta disto, pois a mente vai se condicionando ao estilo de vida do meio em que o dependente vive na sua vida ativa nas drogas, ou seja, o ambiente, os amigos de adicção, o estilo de vida que os dependentes químicos vivem o condiciona a ter uma visão deturpada e míope da sociedade.

Para aqueles que são dependentes ou vivem o mundo da adicção suas referencias normalmente são aqueles que também fazem parte do meio em que vivem, e os que estão fora deste grupo são os caretas, ou seja,  aqueles que não usam drogas. No entanto, a partir de um tratamento esta visão deve ser mudada, isto é, os que devem ser referencia a partir de então para eles são os caretas, porém, isto se torna um grande desafio.

Um propósito de vida para que seja fortalecido e atingido exige perseverança, mudança de hábitos, determinação e acima de tudo viver um dia de cada vez sabendo onde quer chegar. Também exige humildade para reconhecer que precisa mudar seus pensamento e aceitar que não é o centro, mas faz parte de um meio, ou seja, é preciso integrar-se à sociedade consciente que terá bons e maus momentos.

A droga condiciona o corpo e a mente de um dependente, levando-o a imaginar ser incapaz de viver sem ela. No entanto, a partir do momento em que o dependente assume mentalmente que pode superá-la e passa a adquirir um novo propósito de vida procurando ocupar-se tanto fisicamente como mentalmente com outros pensamentos, atividades e procurar-se inserir em novos grupos de relacionamentos, adquirindo novas amizades e se fortalecendo espiritualmente aos poucos vai se libertando e descobrindo que pode viver sem ela.

Ataíde Lemos
Escritor, poeta e palestrista

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vêm não temas



Você que entrou num mundo tão desconhecido
Emaranhou-se nele e agora se encontra perdido
Já não sabe mais o que e como fazer para voltar
Não tenhas medo, eu estou aqui para lhe ajudar.

Entrega-se e confia em mim, dê-me seu coração
Estarei junto a ti, levantarei lhe pegando pela mão
E junto levar-te-ei para um novo caminho de paz
 Assim não mais chorarás sentindo perdido jamais.

Meu amor sempre estará pronto para te oferecer
Por isto, não tenhas medo e nada precisa temer
Meu coração protegerá sendo para você abrigo.

Pode se aproximar e descanse em meu ombro amigo
Na cruz levei todas suas dores, medos e enfermidade
Não há o temer, com meu sangue dei lhe a liberdade.
Ataíde Lemos

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira