Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As famílias e as drogas


Numa conversa com meu filho de 15 anos sobre um ex-colega dele que fora preso, ele me contara que este adolescente está vendendo drogas. Ao aprofundamento de nosso dialogo me relatava sobre fatos que presencia em seu dia a dia sobre este assunto.

Fiquei sereno e dando liberdade para que expusesse o cotidiano em relação às drogas em meu bairro. Fatos que ele, como garoto que brinca em quadras de esportes, estuda em colégio público, que interage com as pessoas presencia rotineiramente.

Voltando ao caso deste adolescente, que está hoje traficando, lembro-me que desde 10 até aos 13 anos este adolescente brincava com meu filho em minha casa, faziam e soltava pipas, até que ele se afastou e hoje não andam mais juntos, embora se conheçam e se cumprimentam. Meu filho disse ter afastado dele devido estar nesta vida.

Pois bem, a finalidade de descrever este acontecimento é promover uma reflexão; nós pais, não temos como colocar nossos filhos numa bolha ou redoma e mantermos de olhos fixos 24 horas todos os dias. Não temos como sentar ao lado deles numa sala de aula e ficar o tempo todo junto a eles, estando sempre aos lugares que estão. Nem mesmo com toda tecnologia oferecida, não há como monitora-los o tempo todo.

Com a medida em que há evolução da sociedade acontece, segundo ocorrem as mudanças culturais e também as estruturas familiares, nossos filhos vão conquistando mais espaços, terão mais liberdade ficando vulneráveis como terão varias opções de escolhas de vida; opções estas, que muitas vezes estão em desacordo com suas maturidades.

É preciso que os pais também sejam conscientes que as drogas cada vez mais estarão acessíveis aos seus filhos; esta é uma realidade que não há como evitar. Embora, possa haver políticas que visam o seu combate é impossível que ela (droga) não se expande chegando às nossas ruas, vizinhos, etc. – esta já é uma realidade.

Enfim, como conseguir dar uma estrutura emocional para os filhos diante toda esta realidade, para que eles possam saber fazer escolhas certas, evitando assim, envolver-se com drogas? Certamente, este é um grande desafio da família, da sociedade e do Estado enquanto promotor de políticas públicas de prevenção às drogas.

Os desafios dos pais estão na formação do caráter, no desenvolvimento espiritual e na educação quanto aos valores universais do Ser humano como também no acompanhamento sócio e emocional dos filhos. A sociedade cumpre um papel importante nesta formação; já que somos frutos do meio em que vivemos, ou seja, somos influenciadores e influenciáveis ao que nos rodeia. Neste sentido, cabe a sociedade através da mídia, através das entidades promoverem sempre a pessoa com olhos voltados para a formação cultural, social e por fim, ao Estado cabe como executor e fomentador de políticas que visam promover o adolescente, jovem e as famílias para que através de projetos sociais; projetos relacionado a prevenção as drogas possam atingir de fato a sociedade como um todo e assim, construir uma estrutura para esta nova realidade da sociedade que vai se constituindo conviva em harmonia com a diversidade como também diminuir o uso de drogas incentivado pela queda da demanda.

Ataíde Lemos

Autor dos livros:
Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família
O Amor Vence as Drogas

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira