Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


terça-feira, 30 de março de 2010

O que fazer diante de um ente dependente?

















         Às vezes passamos por determinados momentos, em que perdemos o rumo e ficamos sem saber o que fazer, ou melhor, sem nada poder fazer. Eu tenho me deparado muito com esta situação, no atendimento às famílias que têm um ente dependente químico que se recusa a se tratar, ou quando ele dá entrada numa clínica e logo a abandona. Então me perguntam: o que fazer?

          Pois bem, esta resposta infelizmente é difícil de dar a elas, porque há muito pouco a se fazer por seu ente dependente, no entanto, muito se pode fazer por sua família. Primeiramente, é fundamental agir com a razão nesses momentos, porém outra pergunta se faz: como agir com a razão quando o coração fala mais alto? Quando de alguma forma a família se encontra também doente?

          Neste caso, penso que a família precisa procurar ajuda, seja através de profissionais da área de saúde ou mesmo em algum grupo de mútua ajuda, direcionado às famílias de dependentes químicos, pois a dependência desgasta emocionalmente, adoecendo todos os membros da família.

          Partindo da primícia, que para alguém que se encontra dependente, pouco se pode fazer, ou seja, que a decisão de tratar-se deve e precisa partir dele, os outros membros da família precisam manter a serenidade, para que a vida possa continuar apesar da situação difícil que estão vivenciando. Isto não implica em hostilizar o ente dependente, pelo contrário, se faz imprescindível dar-lhe atenção, carinho e mostrar-se sempre disposta à ajudá-lo quando ele desejar, porém deixar claro, que a vida continua e que a família não vai viver em função dele e por fim, que será ele mesmo quem assumirá as conseqüências dos seus atos. Muitas vezes, por amor, acabamos nos deixando envolver a tal ponto, que nos tornamos carta de baralho ou peça de xadrez nas mãos de nossos entes dependentes e eles usam e abusam de nossos sentimentos, com o intuito de conseguir dinheiro para comprar drogas ou mesmo para que não o incomodemos.

         Em suma, a melhor maneira de ajudar um ente dependente a tomar uma atitude, é a família dar o primeiro passo, ou seja, procurar ajuda psicológica e passar a conhecer melhor o que é dependência química e quais são as características dela, para que não seja envolvida emocionalmente por esse ente e assim, poder ajudá-lo de fato, sem ser manipulada por ele.

          Particularmente, acho muito interessante a metodologia usada pelos grupos de mútua ajuda, pois seu grande êxito está na interatividade e na empatia que proporciona aos membros participantes, através da troca de experiências entre eles. Sem dúvida, quando conseguimos partilhar nossas emoções, realidades e dificuldades, o fardo tende a se tornar mais leve, principalmente quando nos deparamos com realidades piores que as nossas, o que nos traz um certo conforto e força para superação dos problemas. Ainda é preciso dizer, que os grupos de mútua ajuda são envolvidos por uma mística espiritual, que colabora para a paz interior dos participantes, permitindo um desenvolvimento produtivo nas reuniões, que transcorrem em harmonia e com uma energia positiva, a qual eles levam para os seus lares.

Ataide Lemos
Autor dos livros Drogas um vale escuro e grande desafio para familia
O Amor Vence as Drogas

Revisão
Vera Lucia Cardoso

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira